domingo, 24 de outubro de 2010

Trabalho

Trabalho de pesquisa -
Sociedade da Informação e o Futuro da Escrita!
Antonio, Cida Galvão e Rosana

1ª Parte

                Este projeto vem de encontro com nossa necessidade em compreender e prever o futuro da escrita convencional com o avanço sistemático e inevitável das mídias virtuais, digitais e tecnologias da informação. Pretendemos entender quais serão os caminhos a percorrer para um bom avanço no que diz respeito à inclusão digital, suas características e seu desenvolvimento nas escolas, uma vez que o processo de informatização do ensino no Brasil, apesar de vagaroso, é um caminho sem volta.
               Mostraremos a importância de se estar atualizado em pouco tempo, através do uso do computador, mas também a importância da escrita convencional, pois a cada dia acrescentamos novos conhecimentos, mas o que já aprendemos não poderá cair no esquecimento. Buscaremos conceitos e novas ideias a respeito do tema, respeitando as opiniões diversas e enriquecendo nossa discussão para um bom desenvolvimento do nosso projeto de pesquisa.

Desenvolvimento:


 lº momento apresentar partes do computador, por exemplo, mouse, CPU, monitor e teclado. No próprio teclado o alfabeto. ( Regras para o uso da sala de informática: nada de alimentos, obedecer aos comandos da professora, respeitar a vez do colega, entre outras );

2º momento (ensinar ligar e desligar o computador), ligar o estabilizador, ligar CPU, caso tenha acesso a internet ligar o modem. 
 Explicando que clicando no menu iniciar iremos descobrir vários programas como: editor de slides, editor de texto, editor de planilhas...
 Depois de apresentar alguns programas, vamos aprender a desligar (ir ao menu iniciar, visualizar a barra onde esta escrito: ligar, desligar, reiniciar...) clique em desligar espere apagar todo o monitor depois desligue o estabilizador;

3º momento, depois que os educandos estiverem familiarizados com o computador, estará apto a desenvolver suas atividades nos programas referidos;

4º Trabalhar um projeto com textos conhecidos dos alunos, exemplo: fábulas, onde eles poderão acessar a internet ler um texto e/ou assistir uma fábula e em grupo fará uma reescrita convencional, em seguida fará a correção do texto no editor de texto. Para finalizar desenharão os personagens do texto no editor de imagens.




Descobrindo o novo espaço da escola

Objetivo:  Familiarizar o aluno com o novo espaço da Escola e com o Computador.

Conteúdo Proposto:

O Educador deverá apresentar aos alunos o Laboratório de Informática, Explicando a eles sobe a utilização deste novo espaço. Para isto,  existem algumas regras que devem ser estabelecidas para melhor convivência no novo espaço.

Atividade Proposta:

O professor apresenta aos alunos o ambiente onde se fará o uso do computador  problematizando com eles, quais regras precisam ser estabelecidas para o uso correto da máquina e as normas de convivência entre os alunos neste local, propondo que cada norma seja argumentada pelos alunos anotando as decisões. Realizar o levantamento dos conhecimentos, das experiências e das informações que os alunos têm sobre o computador: o que faz, como pode ser usado, pra que serve, e outros.

O professor, depois de algumas discussões, pode mostrar aos alunos uma série de slides, através do editor e visualizador de slides, regras básicas de convivência e uso da sala de informática:
Figuras seguintes:




Objetivo: Explorar e identificar as partes do computador

Conteúdo Proposto:

Apresentação de um conto  para o primeiro contato com o computador e com o editor de textos;
Comparação da escrita convencional e de imprensa.

Atividade Proposta:


Leitura do conto: "O Cão e o Osso"

  • Interpretação oral do conto , solicitando aos alunos que manifestem suas ideias e opiniões;
  • Solicitar que os alunos acessem o arquivo do Editor de Textos com o conto para realizar uma leitura individual e silenciosa.
  • Os aluno poderão acessar o editor de Desenhos e criar uma ilustração sobre o conto lido.


                                               "O cão e o osso"


Era uma vez um cão muito satisfeito, porque carregava um osso.
Passando por uma ponte,  olhou para baixo e viu sua própria imagem refletida na água.
Pensando que sua imagem fosse outro cão com um osso na boca, começou a latir.
Mal abriu a boca... e o osso caiu na água.
O cão, por desejar o osso do outro, acabou ficando sem nada.
Moral da Estória: Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.,
( Esopo)


Produção de texto: Tirinhas/Histórias em Quadrinhos

Objetivo: Aprimorar a escrita do aluno produzindo texto e histórias em quadrinhos, ,explorando o teclado.

Conteúdo Proposto:

O professor orientará os alunos na produção de texto e hqs e o contato com o teclado.

O professor conduzirá a elaboração de frases através da construção do texto continuado ou coletivo, onde ele inicia o texto continuado e os alunos irão construir frases para dar sentido ao texto.

Depos , será o momento para a visualização e produção de tirinha de histórias em quadrinhos conhecidas.







O aluno terá contato direto com o teclado e poderá comparar com a letra cursiva a partir dos registros que o professor solicitará.
Após, farão discussões a cerca do tema inicial : Qual será o futuro da Escrita Convencional com o uso do Computador e das novas tecnologias?
Os alunos registrarão, também no Editor de Textos suas reflexões.

Nenhum comentário: