quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Computador na Escola.

Computador a Sala de Aula


Querido Professor,

            Familiarizar-se com o computador e seus programas mais comuns é uma tarefa bem mais simples do que parece, pois tudo o que fazemos, desde ir às compras, ao banco ou comunicar-se de modo seguro e rápido, envolve o computador. E para acompanhar e aproveitar as inovações introduzidas em nosso dia-a-dia pela Informática precisamos ser capazes de usar e entender o computador e suas aplicações em nossa sociedade.
            Trabalhar com o computador é uma possibilidade de ampliar e diversificar a prática pedagógica. O computador permite a utilização de estratégias que não se restringem ao simples manuseio de uma máquina.
Trata-se de mais uma ferramenta de trabalho com a qual o professor e os alunos podem contar para desenvolver atividades diversas, integradas com as áreas de conhecimento comum ou qualquer outro conteúdo. Por isso é importante que o Professor compreenda o uso da máquina de modo mais amplo, assumindo um caráter multidisciplinar de integração dos conteúdos ou até mesmo de aprofundamento de disciplinas com a utilização de jogos e softwares educacionais adequados.
             Para que o aluno tenha motivação para usar o computador, precisa primeiro de tudo, conhecê-lo. Apesar de usar o computador em casa ou em outros locais, a criança desconhece muitas coisas ao seu respeito, pois mecaniza apenas o ligar e desligar, mas não compreende os processo que o levam a isso. Necessita saber, pelo menos em linhas gerais, como é o funcionamento do computador para que tenha uma nova visão a respeito da máquina.

Antonio.

Nenhum comentário: