quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Computador vai substituir o Professor?

Comentário a respeito do texto: “O computador vai substituir o professor?”

 (Andréa Cecília Ramal)

         O texto “O computador vai substituir o professor?” nos permite uma boa reflexão a cerca da nossa profissão de Professor, dos nossos valores e dos desafios do novo milênio. Quando escolhemos a nossa profissão, certamente idealizamos uma Escola Modelo, ou ao menos, um modelo de sala de aula ideal. Entretanto, nos deparamos com uma realidade bem diferente daquela vista na Faculdade presencial ou nos cursos à distância, bem como àquela idealizada. E isso se torna mais divergente hoje, com uma nova sociedade da informação que está explodindo em contra partida à sociedade estática em que nossa escola ainda está inserida.
          Devemos e podemos nos tornar os principais atores desse processo em nossa Escola na medida em que nos colocarmos à disposição dessa nova sociedade e das novas experiências que são oportunizadas. Devemos nos atualizar, nos informar e buscar novos caminhos para nossa aula.
         O professor não será substituído nunca, porém deverá passar por alguns ajustes necessários aos novos campos de atuações e novos caminhos a serem trilhados na Escola Real. Contudo, as políticas públicas educacionais precisam favorecer sobremaneira esta mudança e este novo olhar, fazendo com que o educador, o mestre, enfim o professor possa progredir para um lugar seguro e produtivo em sua jornada.

Antonio, Cida Galvão e Rosana Spada.

Nenhum comentário: